Tribal Comunidade e Odisha

Comunidade tribal é um termo genérico para um conjunto heterogêneo de grupos étnicos afirmou ser a população aborígene da Índia. Eles compõem uma minoria significativa da população indígena da Índia. O mesmo termo é usado tribal no Sri Lanka para se referir aos povos nativos Vedda. O termo é também utilizado no mesmo sentido em que é um outro Nepal Janajati palavra. Entre os diferentes tipos de comunidade tribal, há certas comunidades tribais que estão tendo baixo nível de alfabetização, recusando ou população estagnada, e pré-agrícola nível de tecnologia e economicamente atrasadas. 75 desses grupos em 15 estados / UTS foram identificados e foram classificados como primitivos grupos tribais (PTGs).
                                                         A Constituição da Índia, o artigo 366 (25) define tribos programados como "tais tribos ou comunidades tribais ou parte ou grupos dentro de tais tribos ou comunidades tribais como são considerados, nos termos do artigo 342 para as Tribos agendadas (ST) para os fins da presente Constituição ". Entre 62 tribos programadas de Odisha espalhados por todo o comprimento e largura do Estado, entre eles, há 13 grupos indígenas são identificados como grupos tribais ou primitivas PTGs.
                                                     Os PTGs vivem em seus habitats remotos montanhosas em um estado de relativo isolamento que tem ajudado a preservar suas identidades culturais manifestadas em suas diversas línguas, estilo único de adornos pessoais, atividades de subsistência, mágico-religiosas crenças e práticas, organização social e folclóricas colorido tradições de artes, artesanato, músicas, dança e música.
                                                   A população tribal é encontrado em todas as partes mais todos os da Índia e reivindicações Odisha como o segundo maior estado tribal dominante no país. Desde a idade de Ramayana e Mahabharata, as tribos ocupam um suposto papel eo culto de Jagannath Odisha está entrelaçada com a religião tribal que deu gênese a um paradigma de assimilação. Os Sabaras de Odisha são os adoradores iniciais do Senhor Jagannath e até hoje eles vêm realizando papel dominante nas normas religioso-culturais do templo de Jagannath.
                                                   Tribals de Odisha são conhecidos como Adivasi, Vanabasi e Girijana. Eles são descritos como aborígenes da Odisha na literatura antropológica. O Adivasi (aborígine), Vanabasi (morador da floresta) e Girijana (morador montanha) constituem 22,13% da população de Odisha.
                                                     Há certos grupos tribais que independentemente se reclamem tribo separada, ainda assim, eles são mesclados em um grupo geral tribal. Por exemplo, o Khonds Dongaria, Kutia Khonds e Khonds Desia são grupos independentes de endógamas mas foram enumerados como Khonds em geral. Contra esse pano de fundo, há certos grupos tribais que são tecno-economicamente atrasado e são relativamente menos aculturados. Manter os olhos em cima de seu desenvolvimento, o Governo da Índia classificou e declarou certos grupos tribais como primitivos grupos tribais (PTGs). Baixo nível de alfabetização, pré-agrícola nível de tecnologia e declínio ou estagnação da população são os parâmetros com base de que certos grupos tenham sido declarados como PTGs. Assim, nos dois sentidos amplo de classificações de tribos como geral tribo e tribo primitiva, os povos tribais são divididos com base de aculturação, a ocupação, a retenção de tradição e distribuição geográfica. No contexto nacional existem algumas comunidades tribais como Onge, Bondo, Abujhamaria ou Gonds Madia que são apanhados em um nicho que representa um estágio anterior do desenvolvimento econômico (Deogaonkar, 1994). Dependem em grande parte de coleta de alimentos e de caça. Eles têm uma população muito pequena e eles possuem o nível pré-agrícola de tecnologia e na maior parte são pré-alfabetizadas. Assim, na nova estratégia de desenvolvimento, eles têm sido tratados como um grupo separado e denominado como Grupo Tribal Primitivo no plano de 5 (1974-78) período (posteriormente foram redesignadas como particularmente vulneráveis ​​grupos tribais (PTGs). Há 75 primitivos grupos tribais da Índia e Orissa 13 casas primitivas grupos tribais ou seja, (1) O Birhor, (2) O Poraja Bondo, (3) A Didayi, (4) A Khond Dongria, (5) Juang A, (6) A Kharia, (7) A Khond Kutia, (8) O Soura Lanjia, (9) O Lodha, (10) A Mankidia, (11) A Bhuyan Paudi, (12) A Soura e (13) O Bhunjia Chuktia (Hasnain, 1992;. Verma, 2002) de 62 notificados tribos programados, apenas 8 Tribos agendados são declarados como primitivos grupos tribais pelo Governo da Índia Essas tribos são Juang, Bondo Poraja, Lodha, Didayi, Mankidia, Birhor, Kharia e Soura.. Os restantes 5 tribais grupos étnicos são devolvidos com maiores comunidades tribais e do número de tribos como Kharia e Soura não são publicados de forma independente. Geral O secretário e Censos Comissário da Índia não é publicar os números e os dados de 5 primitivos grupos tribais, nomeadamente Kutia Khond , Dongria Khond, Lanjia Saura, Chuktia Bhunjia e Paudi Bhuyan. Até agora está em causa o desenvolvimento destes grupos tribais ainda estão arrastando atrás e continuam a ser técnico-economicamente atrasado, portanto, sua informação demográfica são dignos de serem incluídos no Governo. Publicações. Principalmente os grupos primitivos tribais são devolvidos a partir de determinadas áreas geográficas do estado, ainda, a sua distribuição esporádica também é relatado de diferentes distritos de Orissa em relatórios do Censo. No censo relata os Birhors, Bondo Poraja, Mankidia, Lodha, Didayi e Juangs não são relatados de Boudh, Kandhamal e distritos Bhadrak. Em 2001 Birhors Censo são dominantes em Sambalpur. A parte de leão da população de Bondo Poraja é retornado de Malkangiri e em caso de Lodha é de Mayurbhanj. Didayi O são numericamente dominante na Malkangiri ea maioria dos Juangs são relatados Kendujhar e distritos Angul no último censo.
                                                  A vida econômica dos grupos primitivos tribais giram em torno da floresta e os PTGs de Orissa não estão fora de it.Forest alimenta a sua vida e os componentes bióticos e abióticos de ecologia florestal cumprir seu desenvolvimento sócio-econômico, bio-social, religioso-cultural e necessidades psicossociais. Eles recolhem suas comodidades básicas da floresta e sua vida económica está entrelaçada com a floresta eco-sistema. De acordo com o Censo de 2001, em Orissa, 12,8, 25,3, 7,3, 45,6, 1,3 e 3,3 por cento do sexo masculino são relatados como cultivadores entre Juang, Poraja Bondo, Lodha, Didayi, Mankidia e Birhors respectivamente. Considerando que 31,4% (Juang), 24,9% (Bondo), 15,7% (Birhors) machos são relatados como trabalhador agrícola. O maior percentual de agricultores do sexo feminino são relatados de Didayi (29,1%) e trabalhador agrícola de Bondo Poraja (34,3%). O número de trabalhadores da indústria de agregados familiares é maior no caso de Mankidia (23,6% do sexo masculino) e (27,0% do sexo feminino). A menor percentagem de trabalhadores da indústria do agregado é relatado de Bondo Porajas (abaixo de 1%) e também é menos de 2% entre os Didayis.
                                                  Em geral, a taxa de crescimento ST no estado está a diminuir lentamente. A taxa de crescimento ST em 1961 - 71 era 20,08 e foi 16,62, 18,89 e 15,83, em 1971-81, 1981-91 e 1991-01, respectivamente. 204 Orissa Review (Censo Especial) de Dezembro - 2010. A taxa de crescimento de Bondo Poraja, Didayi, Juang, Lodha e etc Saura é mais elevada do que a taxa de crescimento de ST, em geral, em 1991-1901. A taxa de crescimento de Birhor e Mankidia é devolvido negativo e abaixo da média do Estado. A população total de PTGs diferentes se reflete no censo de 2001 como Birhor (702), Poraja Bondo (9378), Didayi (7371), Juang (41.339), Kharia (188.331), Lodha (17.856), Mankidia (1.050) e etc Soura . (473,233). A população de Chuktia Bhunjia, Khond Dongria, Khond Kutia, Soura Lanjia e Bhuyan Paudi não está disponível em relatórios de censo. No que diz respeito à relação de sexo das Tribos agendadas é flutuante a partir de um censo decenal para outros decadal censo. A razão de sexo dos Santos, em geral, era 1018, 1009, 1015, 1006 em 1961, 1971, 1981, 1991 e 2001 do censo. Apesar de, em 2001, a razão de sexo de alguns PTGs estão acima da média estadual, Mankidia (937) encontra-se abaixo da média estadual, ainda o caso de Brihor (939), Lodha (971) e razão sexual entre 0-6 faixa etária de Mankirdia, Lodha e Birhor, Didayi, Bondo Poraja e Juang é 744, 920, 960, 989 e 1001, respectivamente. Embora a preferência da criança do sexo masculino
não é um fator significativo entre estes grupos tribais, ainda questão relação declínio sexo deve ser dirigida comunidade sábio como tais estudos podem iluminar mais no sexo lenda declínio relação que hoje é comumente descrita.

A taxa de alfabetização bruto da Tribo Programado em geral no censo de 2001 foi de 30,79%. Mas a situação de alfabetização entre todos os PTGs é desanimador e abaixo da média do Estado no caso
de machos e fêmeas. O caso de Kharia (37,87%), Soura (34,37%) é relativamente melhor
do que os outros PTGs. Estes dois PTGs tem melhor taxa de alfabetização durante todos os censos. O caso de Didayi (9,88%) e Mankirdia (4,48%) é muito desanimador e programa de intervenção especial a educação é essencial para estes grupos atrasados. Alfabetização até agora feminino está em causa a taxa de alfabetização entre as mulheres está abaixo da média estadual ST (19,30%) entre quase todos os PTGs exceto Kharia (28,98%) e Soura etc (21,59%). O caso de Didayi (4,72%) e Mankirdia (2,17%) necessitam de atenção especial dos planejadores e administração. No censo de 2001 a taxa de alfabetização de PTGs é relatado como Juang (25,4%), Poraja Bondo (14,7%), Lodha (27,0%), Didayi (12,4%), Mankirdia (5,6%) e Birhor (23,3%). O sexo feminino é o mais baixo em caso de Mankirdia (2,6%) e maior entre os Birhors (16,2%). O percentual de matricula entre Birhors, Poraja Bondo, Didayi, Juang, Lodha e Mankirdia é inferior a 3%, no caso dos homens e abaixo de 1% entre as mulheres. O número de licenciados e detentores de diploma são insignificantes entre esses PTGs até hoje.

A taxa de participação no trabalho entre as mulheres é maior do que os homens, no caso de todos os PTGs. Mas em caso de Birhor, Lodha e Mankirdia, que são, basicamente, caçadores e coletores de alimentos têm maior participação feminina do que a sua parte masculina balcão. Os dados de participação de trabalho não está disponível para Chuktia Bhunjia, Khond Dongria, Khond Kutia, Saura Lanjia e Bhuyan Paudi. No censo de 2001 a taxa de participação de trabalho de diferentes PTGs é relatado como Juang (49,9%), Poraja Bondo (54,6%), Lodha (47,3%), Didayi (51,5%), Mankirdia (55,4%) e Birhor (51,1%). A participação do trabalho feminino é relatado no censo de 2001 como 44,7%, 54,6%, 40,4%, 47,7%, 54,7% e 46,2% entre o Juang, Bondo Poraja, Lodha, Didayi, Mankidia e Birhors respectivamente. No censo de 2001 o percentual de homens não-trabalhadores é de 44,9%, 45,5%, 45,9%, de dezembro - 2010 205 Orissa Review (Censo Especial) de 44,3%, 43,9% e 44,2% entre os Juangs, Bondo Poraja, Lodha, Didayi, Mankidia e Birhors respectivamente. O maior percentual de mulheres não-trabalhadores é relatado de Lodhas (59,6%) e os menores de Mankirdia (45,3%).
                                                    Os PTGs são os mais atrasados ​​etnias indígenas de Orissa. Governo, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e organizações comunitárias de base (OCB) estão a trabalhar para o seu desenvolvimento, desde há muito, mas os frutos do desenvolvimento não tenham sido reflectidos entre os indicadores de desenvolvimento dessas comunidades como era esperado pelos planejadores. Por outro lado, os dados e literatura antropológica também são escassas no que diz respeito a estes grupos. Portanto, os esforços devem ser tomadas para publicar dados sócio-econômicos sobre essas tribos separadamente, como um resultado do qual panacéia plausível pode ser desenvolvido para resolver os seus problemas cientificamente. Na arena administrativa indiana da organização censo é a única autoridade que mantém dados sócio-econômicos de diferentes comunidades historicamente. Que esta organização ter cuidado e interesse de publicar dados quantitativos e qualitativos sobre esses grupos até então pobres do Censo que se seguiu.


Referências
1. Da Literatura

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